27 maio, 2010

FILHOS DA COPA

FOTO: GLOBOESPORTE.COM
´POR:Adriana Santos
Um gesto de amor que ficou eternizado e tornou-se griffe em comemorações no futebol .Uma epidemia de embalos nos estádios e nas peladas mundo afora.Tenha um filho, marque um gol e comemore à moda Copa de 1994 que foi realizada nos Estados Unidos,o Tio Sam conheceu a nossa batucada e com Bebeto emocionadissimo pelo nascimento de seu filho Matheus, o meninão da foto acima e que hoje está prestes  a completar 16 anos,todos conhecemos uma inovadora técnica de comemoração.Por enquanto ele joga nas categorias de base do Flamengo e outro dia apareceu treinando entre os profissionais para compor reservas,ordem do técnico Rogério Lourenço.Mas para não fugir da pauta você já imaginou quantos meninos que nasceram após uma copa bem sucedida não receberam o peso ou melhor o nome de um craque famoso? o blog foi atrás das histórias de registros curiosos e ficou sabendo de homônimos  anônimos aos astros de chuteiras e olha que tem de tudo multiplicado: Verón, Riquelme,Lineker,Maradona,Romário, Ronaldo...Ufa! Daria para montar seleções e mais seleções nominais .Sem saber se seus destinos foram traçados com a  bola na maternidade,estes meninos jogam no mesmo time : o "Filhos da Copa".E esta camisa é um manto sagrado da idolatria do pai na maioria dos casos.
A mãe,coitada nem é consultada apenas comunicada que seu bebê receberá um nome digamos muito diferente daquele que sempre sonhou ,porém respeita por amor.As escolas e as turmas de ensino fundamental, o cenário é a hora do recreio  e em uma das minhas visitas, meu olhar focou em um menino    que não parava quieto nem para conversar.Pedala para cá e  para lá,o nome dele é Robinho, seis anos de extrema habilidade que recebeu na sua certidão de nascimento o presente em chamar-se Robinho dos Santos Silva, nome brasileiríssimo,vocação evocada pelo pai que encantou-se pelo time campeão brasileiro de 2002 do Santos,mas esperem um pouco,o que o futuro reserva para o Robinho da Seleção há poucos dias da estréia em um Mundial e o Robinho cheio de sonhos que está começando a colocar na prática segredos de um DNA reproduzido com o gene da esperança de um fã em ter o ídolo por perto?Que experiências viverão os dois ligados por  um apelido que transformou-se em nome?
Ser chamado assim,Robinho ,um verdadeiro amuleto da sorte pela vida toda, enquanto houver bola.

FOTO :PORTAL TERRA

FOTO: GETTY IMAGES

A delegação brasileira já está em solo Sul-africano,  agora o clima de Copa do mundo está cada vez evidente e a ansiedade faz parte do pacote de emoções que não só "eles" vão viver assim como todos nós.

Comente os textos no blog e no twitter@CozinhandoaCopa          Follow CozinhandoaCopa on Twitter


20 maio, 2010

A COPA DO MUNDO É A BOLA DA VEZ

Por: Adriana Santos
Crédito da foto:Celso Paiva-Terra

As crianças não estão sozinhas nesta obsessão pela bola,adultos sonham com ela o dia inteiro.A copa do mundo já determina nossa agenda para Junho e Julho, dependendo dos resultados, é claro.Quantos compromissos não serão marcados ou remarcados através dela , a senhora do destino .A bola da vez está na publicidade, na grade de programação da televisão, nos espaços dos jornais impressos e onlines, na nossa mente , na maneira de nos vestirmos.
Uma   overdose de informações e lembretes subliminares avisando que ela chegou  despejando sentimentos misturados que  naturalmente levantam a auto-estima principalmente do brasileiro, dependente da' futebolmania'.
´
FRASES FEITAS PARA...

Quem não sabe repetir ao menos uma frase de caminhão, muita gente considera brega ou fora de moda  colecioná-las, mas são elas  que encorajam o caminhoneiro a cruzar o país à trabalho.A Copa do Mundo dita a  tendência baseada em uma neurolinguística escondida nas  frases dos ônibus que transportarão as seleções participantes , e este antídoto que repele sentimentos derrotistas  já foi demontrado . A  mais importante para nós , a brasileira ,diz o seguinte: " Lotado!O Brasil inteiro  está aqui dentro."
Que nacionalismo não acham? Caro(a) internauta ,se você fosse encarregado(a) em escolher uma frase para estampar  no ônibus da nossa Seleção, qual seria? Envie sua frase. Está na hora de trocarmos FIGURINHAS DA COPA.


12 maio, 2010

RESPIRA-SE COPA DO MUNDO


Dunga que foi figurinha fácil ontem na mídia aparece na foto ao lado com um ar de preocupação e sempre com  respostas intolerantes durante a coletiva que divulgou a lista dos 23 convocados para o Mundial da África do Sul  e tudo não passou de uma  defesa,foi bombardeado em represália às suas escolhas nada bem aceitas pela opinião pública.Suas palavras de ordem: COERÊNCIA E COMPROMETIMENTO estão na boca do povo com uma pitada de ironia, afinal o país já respira Copa do Mundo.
O mundo já prepara-se para render-se aos atletas e a bola.Incrível como o futebol mobiliza negócios, muda a rotina das pessoas e até os políticos em Brasília por pura demonstração de patriotismo já disseram que nos dias de jogos da Seleção não  irão trabalhar e talvez facultem enquanto rolar a bola .
Nas ruas, sinais de uma síndrome verde- amarela percebidas em roupas e objetos lembrando que é hora de torcemos e de termos momentos de fantasia e superioridade, mas o sinal de alerta está ligado,dá para confiar? Ou nosso nível de estresse só irá aumentar? Futebol é escapismo ou algo sério? A seriedade é tamanha a ponto de todos pensarem em um só assunto a cada quatro anos...
CRÉDITOS: Foto de Ide Gomes da FUTURA PRESS
TEXTO: Adriana Santos
CONTATO: blogcozinhandoacopa@hotmail.com 
Siga o blog no TWITTER: @CozinhandoaCopa

11 maio, 2010

A SURPRESA FOI UMA AUSÊNCIA ANUNCIADA

O título do post pode ser contraditório não menos que o histórico de Adriano no futebol  e olha que eu não estou  falando de Seleção Brasileira e sim de clube, Flamengo prescisamente.O Imperador fez ruir um império de chances que vinha recebendo,  cercado de súditos dispostos a ajudar um cara bacana, generoso com os amigos, artilheiro, mas que infelizmente vinha sendo relapso com sua carreira construída  a peso de muita superação.E assim estava  sendo criado um fantasma de  uma ameaçadora ausência logo na Copa do Mundo , o clímax do futebol, o melhor da festa ou seja, a melhor balada.Adriano antecipou a mesma , e isso o prejudicou e o fez ter uma postura amadora diante das responsabilidades rubro-negras pelo meio do caminho.
O clube é o espelho que fez refletir talvez uma imagem distorcida daquela estrela e contribuiu para que perdesse seu brilho natural e  com estilo Adriano de ser e de jogar.Que sirva de lição e de esperança para que nem tudo esteja perdido ,afinal trata-se de um grande atacante, não só pelo tamanho , como também pelas suas conquistas.


DUNGA FOI DUNGA MESMO!

Dunga não seguiu a voz do povo  que dizem ser a voz de Deus e guiou-se pelo manual prório.Hoje Às 13 hs , revelou a lista de 23 jogadores que irão para a África do Sul em busca do hexa.Nas declarações foi seguro de suas convicções e repetiu a palavra "COERÊNCIA",que ultimamente vem sendo muito usada pelo treinador.Disse não estar pensando em 2014 para desculpar os nomes de Paulo Henrique Ganso e Neymar que ficaram fora da relação.Falou de COMPROMETIMENTO para explicar o castigo imposto a Adriano que perdeu sua vaga nos acréscimos para Grafite, ou seria para ele mesmo?
Eis a vontade do ex-capitão agora técnico:
GOLEIROS:Júlio César (Inter de Milão),Gomes(Tottenham) e Doni(Roma)
LATERAIS:Maicon(Inter de Milão),Daniel Alves(Barcelona),Michel Bastos(Lyon)eGilberto(Cruzeiro)
ZAGUEIROS:Lúcio (Inter de Milão),Juan(Roma),Luisão(Benfica) e Thiago Silva (Milan)
MEIAS:Felipe Melo (Juventus),Gilberto Silva(Panathinaikos), Ramires(Benfica),Elano(Galatassaray),Kaká(Real Madrid), Josué(Wolfsburg),Júlio Baptista(Roma) e Kleberson(Flamengo)
ATACANTES:Robinho(Santos),Luís Fabiano(Sevilla),Nilmar(Villarreal) e Grafite (Wolfsburg)

No final desta tarde a CBF divulgou mais uma lista: a dos sete suplentes que aguardarão uma oportunidade entre os 23 jogadores que serão inscritos no Mundial:
*Alex(Chelsea)
*Sandro(Internacional)
*Marcelo(Real Madrid)
*Ronaldinho Gaúcho(Milan)
*Paulo Henrique Ganso(Santos)
*Carlos Eduardo (Hoffenheim)
*Diego Tardelli (Atlético/MG)

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

10 maio, 2010

EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ?

Amanhã será um lindo dia para os jogadores que estiverem na lista de Dunga,técnico da Seleção Brasileira e suas  honras são de Chefe de Estado convocando um exército para uma guerra de nervos, pacífica ,mas uma verdadeira pressão psicológica para quem ocupa este cargo.
Os encargos caso haja descumprimento do óbvio para o brasileiro que coloca o futebol no topo de uma lista de prioridades  e na cesta básica do dia- a- dia , serão cobrados depois com juros e rótulos .Dunga sabe disso e por isso apesar da sua personalidade arredia à opinião pública , deve estar remoendo pensamentos sobre suas duvidas entre o conservador e o novo ou entre o que já deu resultado e o teste.
Teste?Desde quando Neymar e Paulo Henrique Ganso podem ser considerados testes?Os dois "Meninos da Vila" carregam no curriculo uma inexperiência vitoriosa como campeões estaduais, já vestiram a camisa do Brasil nas divisões de  base, porém alguns ainda duvidam de suas capacidades.Mas e daí? Pelé foi bem jovem, Ronaldo também . Sendo que na sua primeira vez  apenas foi um torcedor de luxo, então porque não levá-los?
Quando o perigo atacar , Dunga poderá contra-atacar com a impetuosidade irreverente dos santistas, a Seleção Brasileira é um exército coletivo, quem sabe ele não ganha antes de embarcar para a África os títulos de Mister Simpatia e Técnico de Bom Senso.

VÉSPERA DE VESTIBULAR...
No vestibular para a Copa do Mundo , durante os últimos jogos por seu clubes,alguns jogadores aptos a vestirem  a camisa mais glamourosa e cinco vezes campeã do mundo estiveram realizando os últimos exames para alcançarem a pontuação, ou melhor  a confiança do comandante deste sonho do sexto título.Mas  quem disse que estudar na véspera funciona? Teve gente que desistiu da prova, caso do atacante Adriano do Flamengo que  confiou na média das outras fases para carimbar seu passaporte,Já seu colega de clube Kleberson, preferiu   não arriscar e foi tentar subir a nota para aparecer no listão dos aprovados e cursar pela segunda vez a  faculdade de SELECIONÁVEL em uma Copa do Mundo, e no caso dele  que participou do PENTA será uma espécie de `Pós-Graduação.Ir para uma Copa deixa todo mundo superior , é como ser  uma estrela de cinema  cujo filme não pode ser DRAMA e nem COMÉDIA.
SUSPENSE até amanhã ,para a história de amor entre o POVO e a SELEÇÃO BRASILEIRA ter mais uma vez um final feliz.

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

09 maio, 2010

AS MÃES DO FUTEBOL

Nascemos e ao crescermos adquirimos um vício bem familiar  pelo futebol.Na verdade uma virtude que nos enraiza humanamente por sentimentos construtivos e destrutivos ,percebemos que dentro dele ,existem vários tipos de mães,elas que estão sendo homenageadas neste segundo domingo de Maio.
  1. MÃE DE CRAQUE:Paparicada por todos, vive concedendo entrevistas,dona de um tesouro além da genética, mas deixa de ter exclusividade sobre aquele que um dia já foi um anônimo bebê, dependente de sua atenção e carinho, agora compartilha a sua cria graças a um certo talento com a bola.
  2. MÃE DE ÁRBITRO(A): É de sentir pena . Xingada pelo estádio inteiro e pelos telespectadores,enfim com uma sina de ser ou não ser, eis a marcação daquela criatura colocada em um mundo tão cruel e que  incansavelmente carregou no colo transformada em algoz de uma multidão.
  3. MÃE DE ATLETA NERVOSO: E a história tem uma trajetória: insatisfação,reclamação,substituição e troca de gestos e ofensas com os torcedores, e sobra para a mãe, aliás esta relação centralizadora sempre leva para um mesmo ponto: a pobre mãe.
  4. TORCIDA, A mãe de todas: você já reparou no sentimento maternal entre torcida e clube?Adota os times,suporta boas e más atuações até um certo limite, é claro, depois dá bronca e coloca de castigo, dá um desprezo daqueles que equivalem a um puxãozinho de orelha básico, só para acordar,.afinal mãe é mãe e sua paciência  atura até mesmo jogadores sem vontade para jogar porém compromissados com suas efervescentes vidas,dirigentes omissos e com segundas ,terceiras e quartas intenções;campanhas fracas em campeonatos que acabam em rebaixamento, enfim  a torcida é a verdadeira MÃE  do futebol. Reúne a família para torcerem juntos, embala o bom filho que muitas vezes a casa torna, e a história de amor recomeça, eterniza-se, um laço que níngúem corta.
          SERÁ QUE DUNGA IRÁ SURPREENDER?
Toda convocação que antecede a uma Copa do Mundo é sempre assim: palpites e mais palpites, afinal a Seleção Brasileira irá defender nossos interesses e queremos sempre o melhor não é mesmo?Mas a voz do povo que  aclama nem sempre é ouvida, e  a tal surpresa que vai quebrando a rotineira lista confirma  uma frustração daquelas...e o técnico desta engrenagem dos sonhos acaba sendo chamado de burro e por outros elogios.Preisamos ter a consciência  de que no início da tarde de  terça-feira,dia 11  de Maio, quando for anunciada a tal lista ,talvez nela não exista a unanimidade avaliada com os olhos de quem enxerga talentos emergentes como Neymar e Paulo Henrique Ganso  e sim um tradicionalismo fiel entre uma comissão que no início era desacreditada e que foi firmando-se com um grupo que lutou pela causa do comandante  transformando-o em um vitorioso.Dunga à frente do Brasil, conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009, além é claro de classificar a Seleção com folga para a Copa.É por essas e outras que a tão aguardada relação dos jogadores que irão para a África do Sul, deve ser uma prova de amizade e retribuição ao sucesso deste trabalho e a chance do ex-capitão que demonstrava tanta vontade e que injetava vibração no grupo, demonstrar como técnico que suas táticas , métodos e principalmente suas escolhas possam também erguer uma taça tão desejada.

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

01 maio, 2010

TRABALHADORES FUTEBOL CLUBE

NA VELOCIDADE DO TEMPO...
O tempo passa e faltam poucos dias para a maior festa do futebol, a Copa do mundo vai pedindo passagem em nossas vidas como uma coincidência obrigatória  no cotidiano de cada um sempre de quatro em quatro anos.E pegando carona na data de hoje, quando comemoramos o dia do trabalhador  o blog relembra o forte motivo que os jogadores que foram para os Estados Unidos em 1994 tiveram para lutar pelo tetra.Naquele ano pouco antes da bola rolar foi embora por ironia do destino um ídolo, ficou o mito.

TRABALHADORES INCANSÁVEIS...
Todo mundo sabe que o trabalho dignifica , trabalhar vai muito além de ser um meio para se ganhar a vida e assim adquirir produtos e serviços.Trabalhar rema contra a maré de toda a problemática humana , pois em seu ambiente constroem-se amizades e inimizades também, pois são despertados bons e maus  sentimentos .Ganhamos uma segunda família e aderimos ao lema mosqueteiro: "Um por todos e todos por um".
Não se trata de uma data fabricada para vender mas para mobilizar .Deixar o radar acionado na direção dos direitos trabalhistas conquistados na base de tantas reivindicações e greves.Paralisações esclarecedoras que convenceram, quem possui o comando .Trabalhadores do meu Brasil, somos a engrenagem desta pista de cifras e reticências para nunca chegar ao ponto final que traz na bagagem consequências terríveis como o desemprego.
Esta data que nos faz lembrar de megafones , faixas e muita irreverência começou em homenagem aos mártires de repressão policial à greve do primeiro dia de Maio de 1886, em Chicago,Estados Unidos.E uma das reclamações era a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias .
E os salários heim?Sempre o calcanhar de Aquiles  desta difícil relação trabalhador-patrão.Acaba o salário e sobra o mês ,esta é apenas mais uma das brincadeiras dos trabalhadores  na tentativa do esquecimento das amarguras refletidas na falta de poder aquisitivo e chutá-las para escanteio.
E por falar nisso,existem tantos tipos de trabalhadores, mas um  especial  nos interessa ,pois  com seu esforço físico produz emoções decisivas e reveladoras:  os trabalhadores do esporte,estes suam a camisa literalmente.Um jogador de futebol por exemplo, expõe seu corpo que  é  seu instrumento de trabalho jogando com a alma quando encontra uma torcida enlouquecida ,  e se ganhar anestesia até quem não tem renda. Mas este primeiro dia de Maio ,representa uma demissão do mundo a uma pessoa digna de aplauso para sempre,Ayrton Senna era um trabalhador dos finais de semana , morreu trabalhando  e a Fórmula 1 , perdeu um dos melhores de seus representantes naquela curva Tamburello no Grande  prêmio de Ímola na Itália, há dezesseis anos.
Os trabalhadores que ficaram sofreram com a perda, mas herdamos o espelho determinado e a música que embalava a vitória ganhando letra e migrando para os estádios de futebol.O Maracanã deu duas cores a ela: o vermelho e o preto, mas em pouco tempo em todos os cantos do país ganhou outras cores e novas simbologias....


Adriana  Santos  blogcozinhandoacopa@hotmail.com