12 julho, 2010

MERECIDAMENTE ESPANHA...

A emoção do goleiro e capitão Casillas(Foto: AP)

Por: Adriana Santos
Perder o o primeiro jogo e mesmo assim ser campeã do mundo, este foi o destino desenhado com muita competência pela seleção espanhola comandada pelo moderado técnico Vicente Del Bosque e que deixou furiosa a Holanda que optou em não jogar para fazer faltas.
Por boa parte do jogo,faltou um bom futebol , uma sequência de cartões amarelos, e o desatento torcedor já havia perdido a conta de quantos já haviam sido mosttrados pelo árbitro inglês.As chances perdidas que poderiam definir com quem ficaria pela primeira  vez  a taça do mundo , surgiram no final do tempo normal de jogo, e cresceu a emoção na prorrogação, um lance que causou dúvidas sobre impedimento e Iniesta fez a festa , tirou a camisa para ser um herói nacional de um país que trata o futebol como um investimento mas com sentimentos é claro!
Contratações milionárias e times de "galáticos" proporcionaram a longo prazo a satisfação de conquistarem o mundo através da bola.E neste jogo de poder até a família real desce do pedestal para igualar-se aos plebeus na vibração, a rainha invade vestiário e abraça um soldado apenas com uma toalha , sem contrangimento aparente e motivada pelo encanto que o futebol espalha pelo mundo.
Campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo, como cresceu a Espanha e assim mereceu ser campeã, levantou a poeira e deu a volta por cima,olé!.

OUTROS CAMPEÕES DA COPA

Jabulaaaani,Vuvuzela e Polvo Paul...
Brilharam mais que muitos craques que desfilaram pela Copa e não sairam do 0 a 0.

08 julho, 2010

EM POLVOROSA...

Paul, o polvo dos palpites certeiros.(Foto: Reuters)

Por: Adriana Santos

Quem diria, um molusco que mora em um aquário Sea Life na Alemanha, transformou-se em celebridade instantânea devido a palpites um tanto quanto no alvo, dividindo com a Jabulani e  Vuvuzela, o status de de ser uma das estrelas da Copa que está sendo realizada na África do Sul.Craques? Alguns destaques , mas nenhum está tão presente nos holofotes apontados para o país da Copa como estes três folclóricos símbolos que irão representar na lembrança deste mundial o que de mais interessante aconteceu.
Eles são notícia mas  o tal polvo, deixa as seleções em polvorosa.A agitação foi tamanha quando ele 'escolheu' a Espanha para ser a vencedora do confronto com o país onde vive, e após o resultado então...
Crer no polvo Paul,idolatrar uma bola com um nome inrteressante e sustentar uma relação de amor e ódio com  as vuvuzelas, foi o que restou para fazer em uma Copa tão carente de grandes exibições e craques sem hesitações.Robben? Sneijder? Villa? Não, até que eles mostram um bom futebol pela habilidade ou  na arte em fazer gols, mas nenhum esteve brilhando com a intensidade destas três mascotes tão simpáticas .
 Da terra de Mandela  para a conquista  do mundo, primeiramente foram as crianças e depois qualquer adulto bem humorado e com imaginação fértil começou a brincar .  Valeu a pena!

02 julho, 2010

ACABOU!

´Só restou lamentar...
(Júlio César em prantos-Foto: Reuters)

Por Adriana Santos

Estava escrito em mal traçadas linhas de impedimento a um sonho que era perfeitamente póssível e não concretizou-se.O hexa, não será desta vez, pois a Seleção Brasileira, assim como nas quartas de final da Copa de 2006 realizada na Alemanha, foi eliminada de uma forma digamos inusitada.
O adversário não era um bicho de sete cabeças e o nosso primeiro tempo enganou bastante . Robinho fez 1 a 0  mas no segundo tempo,a Holanda fez 2 gols de cabeça que decretaram o fim do sonho.
Felipe Melo, viveu os dois lados  da moeda: o de herói por ter feito a bela assistência para o gol de Robinho e depois o de vilão eterno por seu temperamento forçar a  expulsão ao pisar no adversário. O time brasileiro estava nervoso e esta falta de inteligência emocional provocou  choro brasileiro e a  comemoração holandesa.
Dunga entregou o cargo e disse que seu ciclo na Seleção Brasileira estava acabado.




Loucura de jogo!
O botafoguense Loco Abreu definiu a classificação uruguaia cobrando pênalti contra Gana
Foto: AFP

Relembrando Zagallo: o fato de Loco Abreu, o camisa 13 do Uruguai, ter posto  fim ao sofrimento   que foi a partida entre seu país e Gana.O jogo não teve futebol sofrível, mas deu pena ao enxergar nos rostos dos jogadores as almas lavadas de suor pela luta que foi tanto no tempo regulamentar como também na prorrogação.
Devem haver discordâncias, mas para o blog este foi "O JOGO"  da Copa: eletrizante, emocionante com cara de Copa. A exaustão perdeu de goleada para a vontade nesta decisão que precisou dos  ingratos e meticulosos pênaltis que apontassem um vencedor para seguir  às seminfinais com status simbólico de 'campeão'.Exagero? Talvez, mas vejam só ,houve personagens que não foram as carimbadas Jabulani e Arbitragens.E sim Muntari, Fórlan,Suárez, Gyan,Muslera e Loco Abreu.Este reforça o coro do velho e ironizado ditado de "quem ri por último, ri melhor", literalmente.
O atacante do Botafogo quase não foi utilizado pelo técnico Oscar Tábarez neste Mundial, mas hoje estava predestinado a dar um ponto final  na angústia da Celeste,semifinalista da Copa, a seu modo, Loco abreu cobrou com uma coragem espantosa para festejar.