12 julho, 2010

MERECIDAMENTE ESPANHA...

A emoção do goleiro e capitão Casillas(Foto: AP)

Por: Adriana Santos
Perder o o primeiro jogo e mesmo assim ser campeã do mundo, este foi o destino desenhado com muita competência pela seleção espanhola comandada pelo moderado técnico Vicente Del Bosque e que deixou furiosa a Holanda que optou em não jogar para fazer faltas.
Por boa parte do jogo,faltou um bom futebol , uma sequência de cartões amarelos, e o desatento torcedor já havia perdido a conta de quantos já haviam sido mosttrados pelo árbitro inglês.As chances perdidas que poderiam definir com quem ficaria pela primeira  vez  a taça do mundo , surgiram no final do tempo normal de jogo, e cresceu a emoção na prorrogação, um lance que causou dúvidas sobre impedimento e Iniesta fez a festa , tirou a camisa para ser um herói nacional de um país que trata o futebol como um investimento mas com sentimentos é claro!
Contratações milionárias e times de "galáticos" proporcionaram a longo prazo a satisfação de conquistarem o mundo através da bola.E neste jogo de poder até a família real desce do pedestal para igualar-se aos plebeus na vibração, a rainha invade vestiário e abraça um soldado apenas com uma toalha , sem contrangimento aparente e motivada pelo encanto que o futebol espalha pelo mundo.
Campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo, como cresceu a Espanha e assim mereceu ser campeã, levantou a poeira e deu a volta por cima,olé!.

OUTROS CAMPEÕES DA COPA

Jabulaaaani,Vuvuzela e Polvo Paul...
Brilharam mais que muitos craques que desfilaram pela Copa e não sairam do 0 a 0.

08 julho, 2010

EM POLVOROSA...

Paul, o polvo dos palpites certeiros.(Foto: Reuters)

Por: Adriana Santos

Quem diria, um molusco que mora em um aquário Sea Life na Alemanha, transformou-se em celebridade instantânea devido a palpites um tanto quanto no alvo, dividindo com a Jabulani e  Vuvuzela, o status de de ser uma das estrelas da Copa que está sendo realizada na África do Sul.Craques? Alguns destaques , mas nenhum está tão presente nos holofotes apontados para o país da Copa como estes três folclóricos símbolos que irão representar na lembrança deste mundial o que de mais interessante aconteceu.
Eles são notícia mas  o tal polvo, deixa as seleções em polvorosa.A agitação foi tamanha quando ele 'escolheu' a Espanha para ser a vencedora do confronto com o país onde vive, e após o resultado então...
Crer no polvo Paul,idolatrar uma bola com um nome inrteressante e sustentar uma relação de amor e ódio com  as vuvuzelas, foi o que restou para fazer em uma Copa tão carente de grandes exibições e craques sem hesitações.Robben? Sneijder? Villa? Não, até que eles mostram um bom futebol pela habilidade ou  na arte em fazer gols, mas nenhum esteve brilhando com a intensidade destas três mascotes tão simpáticas .
 Da terra de Mandela  para a conquista  do mundo, primeiramente foram as crianças e depois qualquer adulto bem humorado e com imaginação fértil começou a brincar .  Valeu a pena!

02 julho, 2010

ACABOU!

´Só restou lamentar...
(Júlio César em prantos-Foto: Reuters)

Por Adriana Santos

Estava escrito em mal traçadas linhas de impedimento a um sonho que era perfeitamente póssível e não concretizou-se.O hexa, não será desta vez, pois a Seleção Brasileira, assim como nas quartas de final da Copa de 2006 realizada na Alemanha, foi eliminada de uma forma digamos inusitada.
O adversário não era um bicho de sete cabeças e o nosso primeiro tempo enganou bastante . Robinho fez 1 a 0  mas no segundo tempo,a Holanda fez 2 gols de cabeça que decretaram o fim do sonho.
Felipe Melo, viveu os dois lados  da moeda: o de herói por ter feito a bela assistência para o gol de Robinho e depois o de vilão eterno por seu temperamento forçar a  expulsão ao pisar no adversário. O time brasileiro estava nervoso e esta falta de inteligência emocional provocou  choro brasileiro e a  comemoração holandesa.
Dunga entregou o cargo e disse que seu ciclo na Seleção Brasileira estava acabado.




Loucura de jogo!
O botafoguense Loco Abreu definiu a classificação uruguaia cobrando pênalti contra Gana
Foto: AFP

Relembrando Zagallo: o fato de Loco Abreu, o camisa 13 do Uruguai, ter posto  fim ao sofrimento   que foi a partida entre seu país e Gana.O jogo não teve futebol sofrível, mas deu pena ao enxergar nos rostos dos jogadores as almas lavadas de suor pela luta que foi tanto no tempo regulamentar como também na prorrogação.
Devem haver discordâncias, mas para o blog este foi "O JOGO"  da Copa: eletrizante, emocionante com cara de Copa. A exaustão perdeu de goleada para a vontade nesta decisão que precisou dos  ingratos e meticulosos pênaltis que apontassem um vencedor para seguir  às seminfinais com status simbólico de 'campeão'.Exagero? Talvez, mas vejam só ,houve personagens que não foram as carimbadas Jabulani e Arbitragens.E sim Muntari, Fórlan,Suárez, Gyan,Muslera e Loco Abreu.Este reforça o coro do velho e ironizado ditado de "quem ri por último, ri melhor", literalmente.
O atacante do Botafogo quase não foi utilizado pelo técnico Oscar Tábarez neste Mundial, mas hoje estava predestinado a dar um ponto final  na angústia da Celeste,semifinalista da Copa, a seu modo, Loco abreu cobrou com uma coragem espantosa para festejar.



30 junho, 2010

BRASIL EM PÍLULAS

O sem sal 0 a 0 contra Portugal,irrittou Dunga.
(Foto:Reinaldo Marques/Terra)

Por: Adriana Santos

As caras e bocas que Dunga fez durante o jogo contra Portugal foram o ponto alto neste comprimido de alerta para o Brasil ,o diagnóstico era visível: apatia que prejudicou o bom futebol.Portugal demonstrava satisfação em conseguir a classificação para as oitavas e o Brasil alcançava todas as metas estabelecidas: classificar em primeiro e fugir de caminhos mais tortuosos.
Sonolento, daqueles jogos que a torcida reza para acabar , assim foi este confronto entre colonizador e colonizado , com direito a um Dunga ponderado na coletiva  e pedindo desculpas depois dos palavrões ao jornalista.
Após a virada desta  página, que venha o próximo adversário.


Elano:lesão sofrida no jogo contra  a Costa do Marfim o tira de combate contra o Chile(Foto:Getty Images)
Brasil com novidades contra a seleção chilena comandada pelo argentiino Marcelo Bielsa.Daniel Alves e Ramires mudaram a forma de jogar da Seleção.A vitória aconteceu até com certa facilidade, 3 a 0 com o zagueiro Juan marcando de cabeça,Luís Fabiano e Robinho.O Brasil nas quartas da Copa joga na sexta seu sonho do hexa contra a Holanda em território sul-africano.

21 junho, 2010

A FÁBULA DO GOL DE FABULOSO

                                    
Luís Fabiano dando um "jeitinho" de fazer o segundo gol  (Foto Reuters)

Por: Adriana Santos

O blog resolveu descrever a fábula de um atacante que por coincidência do destino teve o seis como número de sorte, até então era o contrário, pois há exatamente este número de jogos que o atacante  não exercia seu oficio de artilheiro como nas Eliminatórias e na Copa das Confederações vestindo a camisa da Seleção Brasileira .
Seis anos também era  a idade completada por sua filha Giovana, uma  homengem que soou como um desabafo disfarçado ou  talvez quem sabe uma pretensão do hexa? Interpretem como queiram adversários,Luís Fabiano, o Fabuloso protagonizou uma fábula, e primeiro desencantou  mostrando para quem quisesse ver seu número domado, que a partir daí tornou-se da sorte.Depois ele construiu uma jogada linda e se não fosse aquele detalhe que todo mundo já sabe, seria um sério candidato a gol mais bonito na África do Sul: chapéu e ajeitadinha ordinária e bonitinha que deixou em parafusos a defesa marfinense e o árbitro francês .então foi só comemorar.
A hipocrisisa veio à tona, não temos mais moral -para criticarmos o gol marcado por Maradona, afinal o braço ajudou a balançar a rede, nome de um filme? Ou seria melhor uma "fábula fabulosa" bem redundante para alguém que merecia ter um final feliz?Foi apenas um capítulo deste livro que pretende encadernar outros aliando a reinvenção da esperteza com a necessidade e também o talento com o faro daquele que sabe fazer muitos gols sem efeitos especiais às avessas.

RESULTADOS DA COPA ATÉ 21/06 (SEGUNDA)

GRUPO A
ÁFRICA DO SUL 1 X 1 MÉXICO
URUGUAI 0 X 0 FRANÇA
ÁFRICA DO SUL 0 X 3 URUGUAI 
FRANÇA 0 X 2 MÉXICO

GRUPO B 
CORÉIA DO SUL 2 X 0 GRÉCIA
ARGENTINA 1 X 0 NIGÉRIA
ARGENTINA 4 X 1 CORÉIA DO SUL
GRÉCIA 2 X 1 NIGÉRIA

GRUPO C
INGLATERRA 1 X 1 EUA 
ARGÉLIA 0 X 1 ESLOVÊNIA
ESLOVÊNIA 2 X 2 EUA 
INGLATERRA 0 X 0 ARGÉLIA

GRUPO D 
SÉRVIA 0 X 1 GANA 
ALEMANHA 4 X 0 AUSTRÁLIA
ALEMANHA 0 X 1 SÉRVIA
GANA 1 X 1 AUSTRÁLIA 

GRUPO E
HOLANDA 2 X 0 DINAMARCA
JAPÃO 1 X 0 CAMARÕES
HOLANDA 1 X 0 JAPÃO
CAMARÕES 1 X 2 DINAMARCA

GRUPO F
ITÁLIA 1 X 1 PARAGUAI
NOVA ZELÂNDIA 1 X 1 ESLOVÁQUIA
ESLOVÁQUIA 0 X 2 PARAGUAI
ITÁLIA 1 X 1 NOVA ZELÂNDIA

GRUPO G
COSTA DO MARFIM 0 X 0 PORTUGAL
BRASIL 2 X 1 CORÉIA DO NORTE
BRASIL 3 X 1 COSTA DO MARFIM
PORTUGAL 7 X 0 CORÉIA DO NORTE

GRUPO H
HONDURAS 0 X 1 CHILE
ESPANHA 0 X 1 SUÍÇA
CHILE 1 X 0 SUÍÇA
ESPANHA 2 X 0 HONDURAS


Twitter: @Cozinhandoacopa

16 junho, 2010

DO SONHO À REALIDADE

MAICON: Primeiro gol do Brasil na Copa(Foto: AP)

Por: Adriana Santos
Futebol realmente aguça nosso imaginário e renovando as esperanças pensamos em uma exibição com cara de futebol brasileiro e assim deixamos de trabalhar, largamos tudo para chegarmos cedo em casa só para dar tempo de assistir desde a execução do hino nacional.
Nos emocionamos e neste momento somos brasileiros com muito orgulho e com muito amor.Mas o árbitro apita para o início de uma "sessão estresse".Nervosismo de estréia?Pensamos logo,talvez seja e o tempo vai passando e nada de gol.A excitação inicial de uma Copa do Mundo vai cedendo lugar a uma raiva, uma descrença que cresce com o final do primeiro tempo  terminado em 0 a 0.No segundo será diferente? Vimos que foi, os atacantes não conseguiram mas o lateral Maicon sim, meio que sem jeito para falar a verdade, mas com vontade em mudar a situação e mudou:1 a 0 Brasil regado a choro.
Elano encarrega-se de levantar o astral em um jogo que não deveria ter sido difícil, mas foi.
E o que importa 2 a 0 Brasil, estava bom, mas poderia ter ficado melhor, porém piorou no final a infantil equipe da Coréia do Norte conseguiu diminuir e pressionar o time que não é só de Dunga, aliás uma Seleção que naturalmente é de todos nós que sonhamos com atuações melhores ,mas precisamos manter os pés no chão. E após o choque de realidade 2 a 1 Brasil.

15 junho, 2010

APRENDENDENDO A TORCER DE VERDADE

FOTO: ARQUIVO COZINHANDO A COPA

" QUANTO FOI O JOGO? DEIXA QUE EU COLOCO NA TABELA..."
(Cecília,5 anos e voluntariamente torcedora)

Por: Adriana Santos 

A Copa do Mundo é um workshop para as crianças aprenderem a torcer no futebol.curiosas e presas fáceis de tudo que é veiculado na mídia,elas encantam-se pelos filmes publicitários, aprendem os nomes dos jogadores rapidamente,colam figurinhas em albúns que de maneira alguma não ficarão incompletos.Ai ai ai pobres adultos, reféns do projetos de torcedores que  futuramente farão tudo de novo com seus filhos .
Tudo começa com a curiosidade em procurar entender o que é uma Copa e o que que eles ganham com isso.As crianças desde cedo aprendem a somar emoções, querem festa  e trocando em miúdos: conquistar  ou seriam presentes ? E o mais importante deste processo é saber perder.Uma  lição escrita no esporte e que  talvez seja  mais importante que aprender a ganhar.Claro ganhar necessita de educação para não ficar de salto alto, nas nuvens do faz de conta infantil e
requer preparo para suar a camisa e dar continuidade às vitórias .Brincando de torcer, os pequenos  aventuam-se  em um mundo atraente, mágico e diferente de todos e com a tabela da Copa do Mundo nas mãos ficam aos pés do futebol que já entrou nas vidinhas deles sem que percebam e quando  derem conta disso, já será tarde demais. Estarão contaminados por esta epidemia festiva que paralisa, inclui,alegra e enfim uma brincdeira para a vida toda.
                         Siga o blog no twitter @Cozinhandoacopa  
                                                    blogcozinhandoacopa@hotmail.com

Ainda hoje a estréia do BRASIL contra a Coréia do Norte



   

14 junho, 2010

RESUMÃO NO QUARTO DIA DE COPA

FOTO:DIVULGAÇÃO /CBF
Véspera de estréia na Copa contra a "desconhecida" Coréia do Norte , a seleção Brasileira fez um treino de reconhecimento no estádio Ellis Park em Joanesburgo. amanhã às 15h30 de Brasília o futebol vai parar o país mais uma vez.

Mais enquanto o Brasil não entra em campo pela primeira vez na África do sul confira o resumo da segunda-feira,14 de junho no país do Mindial.

Holanda 2 x 0 Dinamarca
Japão 1 x 0 Camarões
Itália 1 x 1 Paraguai


13 junho, 2010

RESUMÃO DA COPA

Após ter tido boa atuação na vitória por 1 a 0 contra a Nigéria,Messi foi abraçado por Maradona(Foto:Reuthers)

Por:Adriana Santos @CozinhandoaCopa (Twitter)

 Sábado,12 de junho de 2010(Segundo dia de Copa)

Coréia do Sul 2 x 0 Grécia
Argentina 1 x 0 Nigéria
Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos

(EM ALTA)Messi comandou a vitória argentina sobre os nigerianos na estréia da seleção de Maradona no Mundial.O craque do Barcelona foi o melhor em caampo. mas o gol não saiu e seu saldo após a partida foi de comparações e cobranças.Ele mesmo disse que a Argentina não precisa somente dele ______________________________________
O goleiro Green da Inglaterra amarelou após a falha que deu o gol   para a seleção norte-americana.Um frango daqueles... (EM BAIXA)

Domingo,12 de junho de 2010(Terceiro da de Copa)

Agélia 0 X 1 Eslovênnia
Sérvia 0 x 1 Gana
Alemanha 4 x 0 Austrália

O brasileiro naturalizado,Cacau vestiu a camisa da Alemanha no segundo tempo do jogo contra a Austrália e marcou seu nome com um gol em Copas do Mundo.Se o sonho não era possível com o Brasil, foi viável com a Alemanha.(EM ALTA).
________________________________________
Durante o jogo Sérvia 0 x 1 Gana ,dois brasileiros foram destaque carregando um cartaz questionador sobre a ausência do meia Petkovic,ídolo do Flamengo.E o futebol mais ou menos apresentado pela seleção que Pet de olhos fechados e no auge de seus 37 anos  jogaria  com toda sua técnica, fortaleceu a tese de que a Sérvia precisa melhorar(EM BAIXA) .




Cacau (Foto:AFP)
De Santo André para o mundo.Cacau ou simplesmente Claudemir Jerônimo  Barreto

11 junho, 2010

RESUMO DO PRIMEIRO DIA DE COPA


O primeiro jogo da Copa teve a dona da festa,os Bafana-Bafana não tiveram um placar bacana.Diria que chegou a frustrar o público presente no estádio Soccer City em Johannesburgo.
Um placar sem graça, para a África do Sul que teve até uma bola na trave e reclamação da não marcação de um pênalti.Os gols foram marcados por:Tshabalala para os sul-africanos aos 9 minutos do segundo tempo e aos 34 minutos finais ,Rafa Márquez empatou para os mexicanos.
ÁRBITRO: RAVSHAN IRMATOV(Uzbequistão)
ESCALAÇÕES´
ÁFRICA DO SUL:Khune;Gaxa,Mokoena,Kumalo e Thwala(Masilela);Dikgacoi e Letsholonyane,Modise,Piennar(Parker) eTshabalala;Mphela.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.
MÉXICO:Oscar Perez;Aguilar(Guardado),Osorio,Rodriguez e Salcido;Juárez,Rafa Márquez e Torrado;Giovani dos Santos,Franco(Javier Hernández) e Vela(Blanco)
Técnico: Javier Aguirre
CARTÕES AMARELOS:
ÁFRICA DO SUL:Dikgacol e Masilela
MÉXICO:Juárez e Torrado


No segundo jogo do primeiro dia não houve gols, e o placar não saiu do 0 a 0.E olha que as duas equipes tentaram colocar a  Jabulani nas redes mas não foi possível ficou para o próximo compromisso neste Grupo A que está embolado e  sendo chamado de "Grupo da Morte" que arrepio..
ÁRBITRO: Yuichi Nichimura (Japão)
O palco do jogo sem gols foi o Green Pint stadium(Cidade do Cabo).
ESCALAÇÕES
URUGUAI:Muslera;Victorino,Lugano e Godín;Maxi Pereira,Diego Pérez(Eguren),ArévaloIgnácio González(Lodeiro) e Álvaro Pereira;Suárez(Loco Abreu) e Forlán
Técnico:Oscar Tabárez
FRANÇA:Lloris;Sagna,Gallas,Abidal e Evra;Toulalan,Gourcuff(Malouda) e Diaby;Govou(Gignac),Anelka(Henry) e Ribéry
Técnico:Raymond Domenech
CARTÕES AMARELOS:
URUGUAI:Victorino,Lodeiro e Lugano
FRANÇA:Evra,Ribéry e Toulalan
CARTÃO VERMELHO: Lodeiro(Uruguai)


PROGRAMAÇÃO PARA 12 DE JUNHO

GRUPO B
08:30H  - PORTO ELIZABETH-CORÉIA DO SUL X GRÉCIA
11:00H -JOHANNESBURGO- ARGENTINA X NIGÉRIA

GRUPO C
15:30H-RUSTEMBURGO- INGLATERRA X ESTADOS UNIDOS
*A arbitragem será brasilira composta pelo árbotro Carlos Eugênio Símon e os auxiliares Altemir Hausmann e Roberto Braatz

Twitter: @CozinhandoaCopa


10 junho, 2010

EM RITMO DE COPA

A colombiana Shakira colocou o público para dançar(Foto:AP)

A copa do Mundo em movimento,uma realidade para os orgulhosos e festivos Sul-africanos.Muitas atrações do continente  e da música pop mundial abriram a festa  que rola a bola a partir de  amanhã.
Black eyed peas ,Alicia Keys e Shakira foram as estrelas da festa.
A ausência que devia se presença garantida no Orlando Stadium pela sua importância histórica foi a de Nélson Mandela.
Jeito e som alegres,uma energia positiva e assim a África soube fazer um cartão de visitas a altura do que se espera para a primeira Copa disputada no solo daquele continenente castigado pela discriminação e desigualdade.
De 11 de Junho a 11 de Julho o futebol tentará encobrir com sua magia todas as mazelas daquele povo que está vibrando com o Mundial.

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com  Twitter @CozinhandoaCopa

09 junho, 2010

LESÕES E EMOÇÕES

A apreensão  que uma lesão causa às vésperas da estréia em uma grande competição como uma Copa do Mundo  prende a respiração e faz com que  rezemos ou antecipemos uma torcida até o atleta lesionado responder ao tratamento.Mas as emoções produzidas por uma lesão no futebol não são benéficas.Transformam-se em dramas e pautas, comovem torcedores e alimentam as esperanças de quem está em uma fila de espera louco para jogar
Entra em campo e em ação um time de profissionais com missões possíveis e impossíveis, depende do grau  da inimiga número um do jogador convocado para um Mundial.É aí que começa  um clássico entre: DOUTORES DO ESPORTE X LESÕES OPORTUNISTAS E INOPORTUNAS. Médicos,Fioterapeutas,Fisiologistas,Preparadores Físicos,Nutricionistas e até Psicólogos, correm contra o tempo para marcar vários gols na recuperação dos atletas.Já no outro time,"Craques do Mal" como a DOR e o ACASO  sempre querem dar um carrinho em quem menos espera para tirarem o adversário da jogada e nem sempre conseguem.Ballack da Alemanha , Beckham  e Ferdnand da Inglaterra , além do português Nani perderam o jogo para as perigosas lesões .Já o martinense Drogba e  o italiano Pirlo aguardam um sinal para estarem bem,prontos para um nova batalha .

        E VAI ROLAR A FESTA...

É inegável que o clima da Copa do Mundo já está no ar,mas amanhã oficialmente a África do Sul abrirá as cortinas para iniciar o espetáculo do futebol com um show de  abertura com astros da música nacional e internacional.A partir daí a ansiedade pela primeira partida valendo vai calar a histeria de quem não aguenta mais tanta expectativa de olho até  mesmo em fofocas vindas da 'Mama África'.Depois de Sexta-feira é para valer,compromisso sério com uma taça imponente e com os lances inesquecíveis de uma festa realizada a cada quatro anos.
Entrarão em cena as cores e seus países, a política da arte praticada com os pés (e com a cabeça também) irá dar um tempo nas guerras do dia-a-dia, e todos passarão a falar de um só assunto.como se  a vida dependesse do futebol para acontecer do jeito que a idealizamos.
Uma espécie de terapia gratuita, basta ligar a televisão, o futebol cria ilusões diretamente do imaginário popular, é um recurso banal monitorado por uma bola e por incontáveis corações .e se tudo na vida tem dois lados,vamos ficar somente pelo menos por enquanto com o que satisfaz.

Por: Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com
Siga o "Cozinhando" no Twitter @Cozinhandoacopa

27 maio, 2010

FILHOS DA COPA

FOTO: GLOBOESPORTE.COM
´POR:Adriana Santos
Um gesto de amor que ficou eternizado e tornou-se griffe em comemorações no futebol .Uma epidemia de embalos nos estádios e nas peladas mundo afora.Tenha um filho, marque um gol e comemore à moda Copa de 1994 que foi realizada nos Estados Unidos,o Tio Sam conheceu a nossa batucada e com Bebeto emocionadissimo pelo nascimento de seu filho Matheus, o meninão da foto acima e que hoje está prestes  a completar 16 anos,todos conhecemos uma inovadora técnica de comemoração.Por enquanto ele joga nas categorias de base do Flamengo e outro dia apareceu treinando entre os profissionais para compor reservas,ordem do técnico Rogério Lourenço.Mas para não fugir da pauta você já imaginou quantos meninos que nasceram após uma copa bem sucedida não receberam o peso ou melhor o nome de um craque famoso? o blog foi atrás das histórias de registros curiosos e ficou sabendo de homônimos  anônimos aos astros de chuteiras e olha que tem de tudo multiplicado: Verón, Riquelme,Lineker,Maradona,Romário, Ronaldo...Ufa! Daria para montar seleções e mais seleções nominais .Sem saber se seus destinos foram traçados com a  bola na maternidade,estes meninos jogam no mesmo time : o "Filhos da Copa".E esta camisa é um manto sagrado da idolatria do pai na maioria dos casos.
A mãe,coitada nem é consultada apenas comunicada que seu bebê receberá um nome digamos muito diferente daquele que sempre sonhou ,porém respeita por amor.As escolas e as turmas de ensino fundamental, o cenário é a hora do recreio  e em uma das minhas visitas, meu olhar focou em um menino    que não parava quieto nem para conversar.Pedala para cá e  para lá,o nome dele é Robinho, seis anos de extrema habilidade que recebeu na sua certidão de nascimento o presente em chamar-se Robinho dos Santos Silva, nome brasileiríssimo,vocação evocada pelo pai que encantou-se pelo time campeão brasileiro de 2002 do Santos,mas esperem um pouco,o que o futuro reserva para o Robinho da Seleção há poucos dias da estréia em um Mundial e o Robinho cheio de sonhos que está começando a colocar na prática segredos de um DNA reproduzido com o gene da esperança de um fã em ter o ídolo por perto?Que experiências viverão os dois ligados por  um apelido que transformou-se em nome?
Ser chamado assim,Robinho ,um verdadeiro amuleto da sorte pela vida toda, enquanto houver bola.

FOTO :PORTAL TERRA

FOTO: GETTY IMAGES

A delegação brasileira já está em solo Sul-africano,  agora o clima de Copa do mundo está cada vez evidente e a ansiedade faz parte do pacote de emoções que não só "eles" vão viver assim como todos nós.

Comente os textos no blog e no twitter@CozinhandoaCopa          Follow CozinhandoaCopa on Twitter


20 maio, 2010

A COPA DO MUNDO É A BOLA DA VEZ

Por: Adriana Santos
Crédito da foto:Celso Paiva-Terra

As crianças não estão sozinhas nesta obsessão pela bola,adultos sonham com ela o dia inteiro.A copa do mundo já determina nossa agenda para Junho e Julho, dependendo dos resultados, é claro.Quantos compromissos não serão marcados ou remarcados através dela , a senhora do destino .A bola da vez está na publicidade, na grade de programação da televisão, nos espaços dos jornais impressos e onlines, na nossa mente , na maneira de nos vestirmos.
Uma   overdose de informações e lembretes subliminares avisando que ela chegou  despejando sentimentos misturados que  naturalmente levantam a auto-estima principalmente do brasileiro, dependente da' futebolmania'.
´
FRASES FEITAS PARA...

Quem não sabe repetir ao menos uma frase de caminhão, muita gente considera brega ou fora de moda  colecioná-las, mas são elas  que encorajam o caminhoneiro a cruzar o país à trabalho.A Copa do Mundo dita a  tendência baseada em uma neurolinguística escondida nas  frases dos ônibus que transportarão as seleções participantes , e este antídoto que repele sentimentos derrotistas  já foi demontrado . A  mais importante para nós , a brasileira ,diz o seguinte: " Lotado!O Brasil inteiro  está aqui dentro."
Que nacionalismo não acham? Caro(a) internauta ,se você fosse encarregado(a) em escolher uma frase para estampar  no ônibus da nossa Seleção, qual seria? Envie sua frase. Está na hora de trocarmos FIGURINHAS DA COPA.


12 maio, 2010

RESPIRA-SE COPA DO MUNDO


Dunga que foi figurinha fácil ontem na mídia aparece na foto ao lado com um ar de preocupação e sempre com  respostas intolerantes durante a coletiva que divulgou a lista dos 23 convocados para o Mundial da África do Sul  e tudo não passou de uma  defesa,foi bombardeado em represália às suas escolhas nada bem aceitas pela opinião pública.Suas palavras de ordem: COERÊNCIA E COMPROMETIMENTO estão na boca do povo com uma pitada de ironia, afinal o país já respira Copa do Mundo.
O mundo já prepara-se para render-se aos atletas e a bola.Incrível como o futebol mobiliza negócios, muda a rotina das pessoas e até os políticos em Brasília por pura demonstração de patriotismo já disseram que nos dias de jogos da Seleção não  irão trabalhar e talvez facultem enquanto rolar a bola .
Nas ruas, sinais de uma síndrome verde- amarela percebidas em roupas e objetos lembrando que é hora de torcemos e de termos momentos de fantasia e superioridade, mas o sinal de alerta está ligado,dá para confiar? Ou nosso nível de estresse só irá aumentar? Futebol é escapismo ou algo sério? A seriedade é tamanha a ponto de todos pensarem em um só assunto a cada quatro anos...
CRÉDITOS: Foto de Ide Gomes da FUTURA PRESS
TEXTO: Adriana Santos
CONTATO: blogcozinhandoacopa@hotmail.com 
Siga o blog no TWITTER: @CozinhandoaCopa

11 maio, 2010

A SURPRESA FOI UMA AUSÊNCIA ANUNCIADA

O título do post pode ser contraditório não menos que o histórico de Adriano no futebol  e olha que eu não estou  falando de Seleção Brasileira e sim de clube, Flamengo prescisamente.O Imperador fez ruir um império de chances que vinha recebendo,  cercado de súditos dispostos a ajudar um cara bacana, generoso com os amigos, artilheiro, mas que infelizmente vinha sendo relapso com sua carreira construída  a peso de muita superação.E assim estava  sendo criado um fantasma de  uma ameaçadora ausência logo na Copa do Mundo , o clímax do futebol, o melhor da festa ou seja, a melhor balada.Adriano antecipou a mesma , e isso o prejudicou e o fez ter uma postura amadora diante das responsabilidades rubro-negras pelo meio do caminho.
O clube é o espelho que fez refletir talvez uma imagem distorcida daquela estrela e contribuiu para que perdesse seu brilho natural e  com estilo Adriano de ser e de jogar.Que sirva de lição e de esperança para que nem tudo esteja perdido ,afinal trata-se de um grande atacante, não só pelo tamanho , como também pelas suas conquistas.


DUNGA FOI DUNGA MESMO!

Dunga não seguiu a voz do povo  que dizem ser a voz de Deus e guiou-se pelo manual prório.Hoje Às 13 hs , revelou a lista de 23 jogadores que irão para a África do Sul em busca do hexa.Nas declarações foi seguro de suas convicções e repetiu a palavra "COERÊNCIA",que ultimamente vem sendo muito usada pelo treinador.Disse não estar pensando em 2014 para desculpar os nomes de Paulo Henrique Ganso e Neymar que ficaram fora da relação.Falou de COMPROMETIMENTO para explicar o castigo imposto a Adriano que perdeu sua vaga nos acréscimos para Grafite, ou seria para ele mesmo?
Eis a vontade do ex-capitão agora técnico:
GOLEIROS:Júlio César (Inter de Milão),Gomes(Tottenham) e Doni(Roma)
LATERAIS:Maicon(Inter de Milão),Daniel Alves(Barcelona),Michel Bastos(Lyon)eGilberto(Cruzeiro)
ZAGUEIROS:Lúcio (Inter de Milão),Juan(Roma),Luisão(Benfica) e Thiago Silva (Milan)
MEIAS:Felipe Melo (Juventus),Gilberto Silva(Panathinaikos), Ramires(Benfica),Elano(Galatassaray),Kaká(Real Madrid), Josué(Wolfsburg),Júlio Baptista(Roma) e Kleberson(Flamengo)
ATACANTES:Robinho(Santos),Luís Fabiano(Sevilla),Nilmar(Villarreal) e Grafite (Wolfsburg)

No final desta tarde a CBF divulgou mais uma lista: a dos sete suplentes que aguardarão uma oportunidade entre os 23 jogadores que serão inscritos no Mundial:
*Alex(Chelsea)
*Sandro(Internacional)
*Marcelo(Real Madrid)
*Ronaldinho Gaúcho(Milan)
*Paulo Henrique Ganso(Santos)
*Carlos Eduardo (Hoffenheim)
*Diego Tardelli (Atlético/MG)

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

10 maio, 2010

EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ?

Amanhã será um lindo dia para os jogadores que estiverem na lista de Dunga,técnico da Seleção Brasileira e suas  honras são de Chefe de Estado convocando um exército para uma guerra de nervos, pacífica ,mas uma verdadeira pressão psicológica para quem ocupa este cargo.
Os encargos caso haja descumprimento do óbvio para o brasileiro que coloca o futebol no topo de uma lista de prioridades  e na cesta básica do dia- a- dia , serão cobrados depois com juros e rótulos .Dunga sabe disso e por isso apesar da sua personalidade arredia à opinião pública , deve estar remoendo pensamentos sobre suas duvidas entre o conservador e o novo ou entre o que já deu resultado e o teste.
Teste?Desde quando Neymar e Paulo Henrique Ganso podem ser considerados testes?Os dois "Meninos da Vila" carregam no curriculo uma inexperiência vitoriosa como campeões estaduais, já vestiram a camisa do Brasil nas divisões de  base, porém alguns ainda duvidam de suas capacidades.Mas e daí? Pelé foi bem jovem, Ronaldo também . Sendo que na sua primeira vez  apenas foi um torcedor de luxo, então porque não levá-los?
Quando o perigo atacar , Dunga poderá contra-atacar com a impetuosidade irreverente dos santistas, a Seleção Brasileira é um exército coletivo, quem sabe ele não ganha antes de embarcar para a África os títulos de Mister Simpatia e Técnico de Bom Senso.

VÉSPERA DE VESTIBULAR...
No vestibular para a Copa do Mundo , durante os últimos jogos por seu clubes,alguns jogadores aptos a vestirem  a camisa mais glamourosa e cinco vezes campeã do mundo estiveram realizando os últimos exames para alcançarem a pontuação, ou melhor  a confiança do comandante deste sonho do sexto título.Mas  quem disse que estudar na véspera funciona? Teve gente que desistiu da prova, caso do atacante Adriano do Flamengo que  confiou na média das outras fases para carimbar seu passaporte,Já seu colega de clube Kleberson, preferiu   não arriscar e foi tentar subir a nota para aparecer no listão dos aprovados e cursar pela segunda vez a  faculdade de SELECIONÁVEL em uma Copa do Mundo, e no caso dele  que participou do PENTA será uma espécie de `Pós-Graduação.Ir para uma Copa deixa todo mundo superior , é como ser  uma estrela de cinema  cujo filme não pode ser DRAMA e nem COMÉDIA.
SUSPENSE até amanhã ,para a história de amor entre o POVO e a SELEÇÃO BRASILEIRA ter mais uma vez um final feliz.

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

09 maio, 2010

AS MÃES DO FUTEBOL

Nascemos e ao crescermos adquirimos um vício bem familiar  pelo futebol.Na verdade uma virtude que nos enraiza humanamente por sentimentos construtivos e destrutivos ,percebemos que dentro dele ,existem vários tipos de mães,elas que estão sendo homenageadas neste segundo domingo de Maio.
  1. MÃE DE CRAQUE:Paparicada por todos, vive concedendo entrevistas,dona de um tesouro além da genética, mas deixa de ter exclusividade sobre aquele que um dia já foi um anônimo bebê, dependente de sua atenção e carinho, agora compartilha a sua cria graças a um certo talento com a bola.
  2. MÃE DE ÁRBITRO(A): É de sentir pena . Xingada pelo estádio inteiro e pelos telespectadores,enfim com uma sina de ser ou não ser, eis a marcação daquela criatura colocada em um mundo tão cruel e que  incansavelmente carregou no colo transformada em algoz de uma multidão.
  3. MÃE DE ATLETA NERVOSO: E a história tem uma trajetória: insatisfação,reclamação,substituição e troca de gestos e ofensas com os torcedores, e sobra para a mãe, aliás esta relação centralizadora sempre leva para um mesmo ponto: a pobre mãe.
  4. TORCIDA, A mãe de todas: você já reparou no sentimento maternal entre torcida e clube?Adota os times,suporta boas e más atuações até um certo limite, é claro, depois dá bronca e coloca de castigo, dá um desprezo daqueles que equivalem a um puxãozinho de orelha básico, só para acordar,.afinal mãe é mãe e sua paciência  atura até mesmo jogadores sem vontade para jogar porém compromissados com suas efervescentes vidas,dirigentes omissos e com segundas ,terceiras e quartas intenções;campanhas fracas em campeonatos que acabam em rebaixamento, enfim  a torcida é a verdadeira MÃE  do futebol. Reúne a família para torcerem juntos, embala o bom filho que muitas vezes a casa torna, e a história de amor recomeça, eterniza-se, um laço que níngúem corta.
          SERÁ QUE DUNGA IRÁ SURPREENDER?
Toda convocação que antecede a uma Copa do Mundo é sempre assim: palpites e mais palpites, afinal a Seleção Brasileira irá defender nossos interesses e queremos sempre o melhor não é mesmo?Mas a voz do povo que  aclama nem sempre é ouvida, e  a tal surpresa que vai quebrando a rotineira lista confirma  uma frustração daquelas...e o técnico desta engrenagem dos sonhos acaba sendo chamado de burro e por outros elogios.Preisamos ter a consciência  de que no início da tarde de  terça-feira,dia 11  de Maio, quando for anunciada a tal lista ,talvez nela não exista a unanimidade avaliada com os olhos de quem enxerga talentos emergentes como Neymar e Paulo Henrique Ganso  e sim um tradicionalismo fiel entre uma comissão que no início era desacreditada e que foi firmando-se com um grupo que lutou pela causa do comandante  transformando-o em um vitorioso.Dunga à frente do Brasil, conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009, além é claro de classificar a Seleção com folga para a Copa.É por essas e outras que a tão aguardada relação dos jogadores que irão para a África do Sul, deve ser uma prova de amizade e retribuição ao sucesso deste trabalho e a chance do ex-capitão que demonstrava tanta vontade e que injetava vibração no grupo, demonstrar como técnico que suas táticas , métodos e principalmente suas escolhas possam também erguer uma taça tão desejada.

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

01 maio, 2010

TRABALHADORES FUTEBOL CLUBE

NA VELOCIDADE DO TEMPO...
O tempo passa e faltam poucos dias para a maior festa do futebol, a Copa do mundo vai pedindo passagem em nossas vidas como uma coincidência obrigatória  no cotidiano de cada um sempre de quatro em quatro anos.E pegando carona na data de hoje, quando comemoramos o dia do trabalhador  o blog relembra o forte motivo que os jogadores que foram para os Estados Unidos em 1994 tiveram para lutar pelo tetra.Naquele ano pouco antes da bola rolar foi embora por ironia do destino um ídolo, ficou o mito.

TRABALHADORES INCANSÁVEIS...
Todo mundo sabe que o trabalho dignifica , trabalhar vai muito além de ser um meio para se ganhar a vida e assim adquirir produtos e serviços.Trabalhar rema contra a maré de toda a problemática humana , pois em seu ambiente constroem-se amizades e inimizades também, pois são despertados bons e maus  sentimentos .Ganhamos uma segunda família e aderimos ao lema mosqueteiro: "Um por todos e todos por um".
Não se trata de uma data fabricada para vender mas para mobilizar .Deixar o radar acionado na direção dos direitos trabalhistas conquistados na base de tantas reivindicações e greves.Paralisações esclarecedoras que convenceram, quem possui o comando .Trabalhadores do meu Brasil, somos a engrenagem desta pista de cifras e reticências para nunca chegar ao ponto final que traz na bagagem consequências terríveis como o desemprego.
Esta data que nos faz lembrar de megafones , faixas e muita irreverência começou em homenagem aos mártires de repressão policial à greve do primeiro dia de Maio de 1886, em Chicago,Estados Unidos.E uma das reclamações era a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias .
E os salários heim?Sempre o calcanhar de Aquiles  desta difícil relação trabalhador-patrão.Acaba o salário e sobra o mês ,esta é apenas mais uma das brincadeiras dos trabalhadores  na tentativa do esquecimento das amarguras refletidas na falta de poder aquisitivo e chutá-las para escanteio.
E por falar nisso,existem tantos tipos de trabalhadores, mas um  especial  nos interessa ,pois  com seu esforço físico produz emoções decisivas e reveladoras:  os trabalhadores do esporte,estes suam a camisa literalmente.Um jogador de futebol por exemplo, expõe seu corpo que  é  seu instrumento de trabalho jogando com a alma quando encontra uma torcida enlouquecida ,  e se ganhar anestesia até quem não tem renda. Mas este primeiro dia de Maio ,representa uma demissão do mundo a uma pessoa digna de aplauso para sempre,Ayrton Senna era um trabalhador dos finais de semana , morreu trabalhando  e a Fórmula 1 , perdeu um dos melhores de seus representantes naquela curva Tamburello no Grande  prêmio de Ímola na Itália, há dezesseis anos.
Os trabalhadores que ficaram sofreram com a perda, mas herdamos o espelho determinado e a música que embalava a vitória ganhando letra e migrando para os estádios de futebol.O Maracanã deu duas cores a ela: o vermelho e o preto, mas em pouco tempo em todos os cantos do país ganhou outras cores e novas simbologias....


Adriana  Santos  blogcozinhandoacopa@hotmail.com

26 abril, 2010

GOLEIRO: O PARADOXO DO FUTEBOL


Ele precisa cumprir o papel de anjo da guarda e alguns vão além e são até "artilheiros", jornada de duplo sucesso e trabalho multiplicado.O blog COZINHANDO A COPA que no post anterior homenageou Barbosa, continua homenageando os GOLEIROS,afinal hoje, 26 de Abril é um dia dedicado aos paredões que usam o corpo todo para salvarem suas pátrias clubísticas e nacionais de resultados desagradáveis.
Júlio César na foto acima é praticamente uma unanimidade, o camisa 1 da Seleção Brasileira e da Internazionale de Milão está vivendo aquelas fases mágicas para quem escolheu esta ingrata posição no futebol.Mas ingrata? Veja seis motivos que reforçam esta tese:
1- Sim, ingrata por que é o último a tentar evitar o pior.
2-Comemora quase sempre sozinho o gol de sua equipe.
3-Na hora do pênalti ainda tem que levar desvantagem na paradinha que tornou-se uma epidemia.
4-É sempre chamado de frangueiro quando erra.
5-Pode sentir-se complexado por não vestir o mesmo uniforme que os outros.
6-Se a decisão ir para a cobrança de penalidades, o penalizado será o goleiro

Eles esticam-se,  e em um tocar de dedos deixam a esperança de milhares de pessoas acesa e tão viva quanto  o reflexo que tiveram, a perna de repente torna-se o membro- obstáculo que o faz  membro mais importante do time.
O goleiro é contraditório e polêmico,cai para levantar, chuta pra frente e joga a responsabolidade para os companheiros, é driblado , e quem sabe traído por um gol contra de alguém que deveria jogar a seu favor.Realmente  vida de goleiro não é fácil mas quando transforma-se em  herói por ser 'pegador', vira santo  e  canonizado com um manto estiloso afinal defendem os interesses ,trata-se  de um  advogado em causas onde o "possível ' é questionado pelo desafio e iluminado por uma estrela intitulada sorte.

Muitas seleções sentirão segurança máxima em seu jogos na Copa da África do Sul, a brasileira é uma delas,temos Júlio César,mas as outras não estão desamparadas a ponto de ignorarmos a competência  de outros grandes goleiros, Buffon da Itália e Casillas da Espanha são sérios concorrentes a roubarem a cena durante o Mundial .
E vc internauta deste blog, indique outro goleiro que possa ter brilho próprio com encanto coletivo na Copa do Mundo
OBS : Neste texto, o tempo todo foram utilizadas palavras sempre no gênero masculino para homenagear o Goleiro, mas como o futebol conquista cada vez mais nós mulheres que nos apaixonamos e trabalhamos com este esporte tão envolvente. O blog não poderia deixar de falar das goleiras que merecem a lembrança tembém, todo conteúdo nos dois gêneros e com a mesma intensidade.


Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com

19 abril, 2010

BARBOSA E O GOL CONTRA DA COPA DE 50

Moacir Barbosa Nascimento, um brasileiro eternizado como Barbosa,considerado pé-frio, aquele que não dá sorte,incompetente,vítima de uma série de preconceitos disfarçados na mágoa do humano torcedor.Morreu pobre em tudo inclusive de compaixão.
No dia 7 de Abril de 2000, Barbosa foi embora sem ser perdoado pela perda de uma Copa que estava predestinada ao país-sede, o Brasil.Vestiu as camisas do Vasco e da Seleção,sua discórdia na carreira.Na época da Copa de 50 era considerado um dos melhores e por isso foi convocado para um Mundial com cara de festa,no emblemático Maracanã,onde ecoam vozes apaixoanadas e   que residem todos os deuses do futebol, havia sido construído para uma conquista e não para uma decepção.Foi  no dia  16 de Julho, o dia "D" de derrota contra o Uruguai de Gighia  o início da sua partida do mundo.A partir desta data começou a ser ignorado, esquecido, ou seja, morrendo aos poucos.Afinal foi condenado a uma intolerância inexplicável e infantil.
 Como não emocionar-se com a história da vida deste homem que não teve direito a defesa , era como  se aquela bola uruguaia fosse chutada até seu último suspiro .As lembranças e as acusações foram uma espécie de Eutanásia existencial que envenenavam seu cotidiano com um sentimento de culpa forjado.
Muitos especialistas dizem que Barbosa foi vítima de racismo, por ser negro ele carregou uma carga que não pertencia somente a ele , uma desconfiança sem fim que até hoje, mesmo após sua partida  resiste  martelando o museu da memória do nosso futebol, pensou em Batbosa, lembrou do Maracanaço, termo utilizado para relembrar o feito da Seleção Uruguaia: vencer o Brasil em pleno Maracanã.
Veja o cartaz da Copa de 50 disputada no Brasil.
No alto do Post, os créditos da foto de Barbosa são para o NetVasco.

"Certamente , a criatura mais injustiçada na história do futebol brasileiro , era um goleiro magistral .Fazia milagres , desviando de mão trocada bolas envenenadas. O gol de Gighia, no final da copa de 50 ,caiu-lhe como uma maldição.E quanto mais vejo o lance , mais o absolvo,aquele jogo, o Brasil perdeu  na véspera".
                                                     (ARMANDO NOGUEIRA)


Quer saber mais sobre este capítulo da carreira que virou novela da vida real de Barbosa? Acesse http://www.portacurtas.com.br/ e assista ao curta "Barbosa" com Antônio Fagundes , que volta no tempo para tentar evitar o segundo gol do Uruguai na Copa de 1950,um roteiro que todos nós brasileiros gostaríamos que fosse reescrito com o tão sonhado final esperado, mas infelizmente é ficção, pois a realidade para ele foi bem dura e indigesta, já para o Brasil o futuro reservava o status de país "PENTACAMPEÃO" .

                                   "BOLA FORA"
RACISMO, uma palavra que não atrai e trai quem a demonstra em atitudes e palavras. o exemplo a não ser seguido é o  zagueiro palmeirense Danilo, que cuspiu no rosto de seu companheiro de profissão , o também zagueiro Manoel do Atlético/PR durante jogo da Copa do Brasil. Este blog repudia a atitude e a palavra "macaco" dita em tom de menosprezo.Afinal a cor da pele é uma questão de melanina e não de cárater, cientistas afirmam que todos viemos deles dos "macacos", evoluímos(alguns nem tanto)e hoje somos uma só raça: a humana.
Não existe superioridade, e o futebol  obriga brancos a torcerem por negros e vice-versa, o paradigma do esporte que ensina até quem recusa-se a aprender.
Danilo marcou um gol contra a boa educação e não foi o primeiro e nem será o último, mas é preciso estarmos atentos para que o preconceito não devore e comprometa a miscigenação pacífica que resume o futebol.

                 Adriana Santos blognoticiascomentadas@hotmail.com

15 abril, 2010

PARA QUAL SELEÇÃO ELA DARÁ BOLA?


Com vocês,nas passarelas dos gramados e com direito a um belo tapete verde, a "JABULANI", a bola da Copa do Mundo que vai deitar e rolar nos corações e nervos  dos torcedores e que provocará aflitas reações .
De 11 de Junho a 11 de Julho, ela terá o mundo a seus pés.
O Cozinhando a Copa informa: "Jabulani em sua mais fiel tradução, significa celebrar  no dialeto africano.Será a ponte para o principal alvo de todos os craques que disputarão a competição; a TAÇA FIFA.
Configuração da Jabulani: oito gomos, sendo quatro em forma de trapézios e quatro em formas de triângulos.Foi pintada em 11 cores ,homenageando as 11 tribos que formam a  mística África do Sul além é claro dos 11 jogadores  que cada seleção colacará em campo.

                                                 "A TAÇA DO MUNDO É NOSSA!"
Quem nunca cantou esta musiquinha em época de Copa, heim? E na Copa de 70, o Brasil foi tricampeão do mundo, ganhando em definitivo a Taça Jules Rimet que media 30 cm e pesava 3,8Kg em ouro puro e que na época valia 50 mil francos, mas o valor dela para nós brasileiros  estava acima das cifras do mercado pois representava a glória ou a superioridade humanamente envaidecida por fazermos parte do "PAÍS DO FUTEBOL", uma fábula contada e cantada em prosa e verso sem nenhum complexo de vira-lata.
Foi no dia 20 de Dezembro de1983 que ela foi roubada, sumiu e foi derretida. Houve substituição entrando a Copa Fifa,alguns dizem que é mais imponente, mas outros preferem o romantismo da Jules Rimet.
Taça Jules Rimet

                     GOL DAS LETRAS   
O hit de hoje é bastante conhecido, surgiu após as conquistas de 1958 e 1962( Copas disputadas na suécia e Chile, respectivamente).
A autoria é de  W.Maugeri Sobrinho, V. Dago e L.Muller.

A TAÇA DO MUNDO É NOSSA
COM O BRASILEIRO,
NÃO HÁ QUEM POSSA
E,ETA,ESQUADRÃO DE OURO
É,BOM NO SAMBA
É BOM NO COURO
O BRASILEIRO LÁ NO ESTRANGEIRO
MOSTROU O FUTEBOL
COMO É QUE É
GANHOU A TAÇA DO MUNDO
SAMBANDO COM A BOLA NO PÉ!

                                   Adriana Santos  blogcozinhandoacopa@hotmail.com

13 abril, 2010

SÍMBOLOS DAS COPAS: AS MASCOTES NEM SEMPRE BATEM UM BOLÃO...


Vejam só quem está na foto de divulgação ao lado recebendo todos os mimos e honrarias de um dos dos membros do Comitê Organizados da Copa da África,é o ZAKUMI, o Leopardo que é uma espécie de embaixador do Mundial.Sua imagem está associada ao evento que vai ser o Centro das atenções em 2010.até agora sua popularidade não está tão alta assim, mas pode  e deve melhorar é só aguardar como diriam os mais experientes:"o pontapé inicial" para sabermos se ele terá química com o torcedor como tiveram outros símbolos que transformaram-se em verdadeiros astros e brilharam mais que muitos artistas da  bola.
Mas você sabia que somente em 1966 na Copa da Inglaterra foi que surgiu a primeira mascote de Copa?Sim, a mascote, é uma palavra feminina e no dicionário do marketing esportivo significa promoção,lucro,interatividade com o público que torce e que adota a idéia pelo grau de "fofisse' do bonequinho em questão.
Veja a relação de todas as mascotes que desfilaram nos tapetes verdes pelo mundo e no imaginário popular:
1966-Inglaterra-Willie
1970-México-Juanito
1974- Alemanha Ocidental*-Tip e Tap
1978-Argentina-Gauchito
1982-Espanha-Naranjito
1986-México-Pique
1990-Itália-Ciao
1994-Estados Unidos-Striker
1998-França-Footix
2002-Coréia do Sul e Japão-Ato Kaz e Nik
2006-Alemanha-Goleo VI e Kill.
2010-África do Sul-Zakumi

Agora é com vocês, qual a mascote mais simpática de todas as Copas? Vote!

Willie, 1966,Inglaterra, foi com com este leãozinho  que tudo começou.

Naranjito, da Copa da Espanha em 1982, é a segunda opção.


Goleo VI e Kill, um leão e uma bola falante representaram a Copa da Alemanha em 2006
Qual a mascote mais simpática? Vote no Twitter do blog "Cozinhando a Copa",e por aqui também através de seu comentário.

Adriana Santos blogcozinhandoacopa@hotmail.com  @CozinhandoaCopa (Twitter